Quinta da novidade: receitas

      Mais uma  saga da tag Quinta da novidade pra vocês e hoje começo dizendo que foi muito difícil reeducar a minha alimentação.

       Confesso que no começo eu chorei muito por vontade, por fome, afinal é muito difícil dizer pro seu corpo que você  está mudando a sua alimentação. E infelizmente nos dias de hoje, a maioria dos encontros com amigas, familiares sempre é regado a muita comida. Essa parte sempre foi complicada. Você firme e forte no regime e a sua amiga resolve extrapolar na dieta e pede aquela porção de polenta frita pingando óleo e você nem pode se quer pensar em cair em tentação. (Amiga ou inimiga?? haha)

      O meu assunto predileto sempre foi: COMIDA. Qual gordinha não gosta desse assunto?? Toda vez que me convidavam pra uma festa primeiramente eu pensava no cardápio do que em qual roupa iria vestir. Apesar que isso também sempre foi um grande problema pra mim que era gordinha. Sempre escolhia as roupas que eu parecia menos gordinha possível e foto nem pensar (hoje eu não posso ver um flash que lá estou eu em frente a lente). Sempre me escondi em roupas largas, mas, ahhh… o cardápio. SOFRI, e muito. Aos poucos o meu corpo foi entendendo que ele não precisava de tanta gordura, doces e outras coisas engordastes para ser feliz.

    Nos dias de hoje, eu confesso que um prato de salada diferenciadas, coloridas me dão muito mais prazer do que uma batata pingando óleo ou senão, aqueles deliciosos pastéis de feira (esses eu ainda sinto o gosto de tanta vontade, mas nem me imagino comendo eles toda semana). Sai pra lá pensamentos gordinhos… sai desse corpo que não te pertence mais.

     Uma super dica é: Quando forem a um restaurante, comece se servindo pela salada. Abuse das saladas. Tente comer as mais variadas possíveis. Faça do seu prato um arco-íris.

       No post de hoje eu quero dar dicas de como vocês pode sim comer um doce sem que isso prejudique o seu regime. Todo organismo precisa de um pouco de açúcar e a falta dele pode até alterar o seu humor, vocês sabiam??

As frutas frescas e gelatinas são perfeitas se usadas como ingredientes base da sobremesa. E se você substituir o açúcar tradicional pelo mascavo, mel, melado ou xarope de milho, melhor ainda.

Nos dias quentes, nada melhor do que um potão de sorvete, não é mesmo? A minha dica é substituir por um frapê. Ele é super indicado pra quem quer perder aqueles quilinhos extras. Basta trocar ele pelo jantar.

A base do frapê é simples: iogurte desnatado, leite em pó desnatado e gelatina. Além de saciar a fome, esses ingredientes fornecem cálcio, colágeno e proteína. A fruta escolhida completa com as fibras, vitaminas e uma dose mínima de carboidrato. O mamão, o maracujá e o morango são boas pedidas: além de magros, são deliciosos. Já a manga deve ser usada em pouca quantidade e você pode usar o avocado ao invés do abacate. Agora se a sua vontade é mesmo de uma barra de chocolate, experimente aquelas barrinhas com 70% de cacau. Essas vocês podem comer sem culpa.

     O mais importante é mudar o seu pensamento. Fazer com que você não pense só em comida. Tente pensar em outras coisas durante o dia. Sei lá… O que fazer com suas amigas no final de semana; como organizar o seu guarda roupa da melhor forma possível; procure um passatempo… Pense em outras coisas a não ser: COMIDA.

      Tenha sempre uma meta. Por exemplo: “Eu sonho em colocar um biquíni sem ficar com vergonha” ou senão, “Eu quero poder tirar a calça jeans na frente do meu namorado sem ter vergonha”. Coisas assim fazem que você foque mais em sua dieta. ACREDITEM.

Importante também é vocês se alimentarem a cada 3 horas. E se por acaso a fome apertar: ABUSE DA ÁGUA.

Então é isso meninas. “Busco o prazer na vida e não na comida.” Encontrem o prazer fora da mesa.

    Um beijo e vou deixar aqui 3 receitas: 1 doce e 2 salgada. Façam e me mandem foto que eu quero ver… Hahaha ou melhor, quem estiver nas redondezas, me convidem pra comer. =) (cardápio magro pode e isso é coisa de amiga) – Receita da Nutricionista Rafaela.

BROWNIE SAUDÁVEL (DIET)

page

Ingredientes:

1/2 xícara de aveia (dividi entre farinha de aveia e aveia em flocos, pode usar qualquer uma);

3 colheres de sopa de óleo de coco (não pode estar duro);

1 pote de iogurte grego zero ou 3 colheres de sopa bem cheias de iogurte natural desnatado;

1 colher de chá de essência de baunilha;

1/4 de xícara de cacau em pó sem açúcar;

1 ovo inteiro + 1 clara o 1/2 xícara de adoçante forno e fogão;

3 colheres de sopa de PIS ou Whey protein ou achocolatado diet (se usar o achocolatado, diminuir a quantidade de adoçante).

– Opcional: chocolate amargo ou amêndoas picadas.

Preparo:

1. Misturar tudo enquanto deixa o forno pré aquecendo a 280º.

2. Colocar em uma forma bem pequena de silicone ou untada (ou algum recipiente pequeno de vidro que vá ao forno) e assar por aproximadamente 15 minutos.

QUICHE DE LEGUMES LOW CARB

quichee - Cópia

Pra quem ainda não conhece, o termo “low carb” é usado para indicar que a receita possui pouca quantidade de carboidrato. Fiz esse quiche improvisado para o almoço e ficou simplesmente maravilhoso, além de super nutritivo!

MASSA Ingredientes:

1/2 xícara de farelo de aveia (coloquei umas 2 colheres de sopa a mais enquanto misturava pra ficar na consistência que eu queria);

1 ovo inteiro + 1 clara o 1 colher de café de óleo de coco (caso não tenha, pode substituir por manteiga) Misturar até formar uma massa grudenta. Forrar uma forma untada com essa massa e assar em forno pré aquecido por 10 min. Após, retirar para colocar o recheio.

page

RECHEIO Ingredientes:

1 ovo

4 colheres de sopa de queijo cottage

1 alho poró cortado em rodelinhas

1 cebola pequena picada

1 tomate pequeno picado

1 cenoura ralada o 1/2 abobrinha picada

page

Preparo:

1. Misturar o ovo com o cottage e reservar.

2. Refogar em um fio de óleo os demais ingredientes e temperar conforme sua preferência (pimenta, sal, ervas..).

3. Adicionar o refogado à mistura reservada.

4. Cobrir a massa com a mistura e decorar como quiser. (Usei cenouras cruas em rodelas.)

5. Retornar ao forno (200º) e assar por 20 min ou até dourar.

6. Venho usando o farelo de aveia em diversas receitas, então vou explicar brevemente um dos benefícios: “O FARELO DE AVEIA” é o alimento mais rico em fibras solúveis (estas fibras reduzem o tempo de trânsito gastrointestinal e a absorção enteral do colesterol) e pode, portanto, diminuir moderadamente o colesterol sangüíneo;

7. A recomendação de ingestão de fibra alimentar total para adultos é de 20 a 30 g/dia, 5 a 10g destas devendo ser solúveis, como medida adicional para a redução do colesterol.

quichee

PANQUECAS MONTADAS DA LIV  (Liv Gitahy – Nutricionista)

Ingredientes da panqueca:
– 50g de batata doce cozida;
– 3 ovos;
– 4 colheres de farelo de aveia.

Ingredientes da cobertura:
– 4 colheres de iogurte desnatado;
– 1 colher de Agave;
– 3 morangos;
– 1 colher de Chia já hidratada.

Preparo:
1 – Bata no liquidificador ou mixer a batata doce, ovos e aveia até massa ficar homogênea.
2- Aqueça uma frigideira de fundo antiaderente e porcione a massa para que fique mais ou menos com 10cm de diâmetro. Tampe por 30 segundos para que a massa cozinhe. Destampe e com ajuda de espátula vire a panqueca até dourar.
3- Repita o procedimento para toda quantidade de massa.
4 – Quando estiverem todas prontas, monte uma sobre a outra em um prato.
5 – Misture o Iogurte e Agave. Porcione sobre as panquecas.
6 – Acrescente por cima os morangos previamente picadinhos e a colher de Chia hidratada.

Rende 6 unidades de panqueca.

Tempo de preparo: 30 minutos.

1236494_722840117732105_1915163818_n

Ajudem a Liv a ganhar o concurso “Minha Melhor Receita” é só votar aqui! Rapidinho vai, custa nada. E reparem nos comentários da foto, o pessoal gosta dessa panqueca, ta esperando o que pra fazer e se deliciar?!

Então é isso, futuras palitinhas. Espero que vocês estejam gostando dos posts e que me escrevam pra dizer como estão se saindo com a reeducação alimentar de vcs. Um beijo e até a próxima semana. Ahh… qualquer dúvida me mandem E-mail que eu respondo pra vocês.

2 comentários sobre “Quinta da novidade: receitas

  1. Anônimo disse:

    o rafalela eu comecei uma dieta tambem confeco q ta dificil mas cheguei a conclusao q e necessario pois as minha roupas ja nao cabem mais em me da ate tristesa.mas vou chegar la eu fui magrinha mas de ums tempo pra ca so engordei talvez seja idade ne?bjs fq com DEUS…

O que achou desse post?

